Novo satélite da claro para internet e TV paga entra em órbita ainda esse mês! - LIGA DO AZ

Postagem em destaque

GUIA DA PROGRAMAÇÃO - ESPORTIVA SEXTA-FEIRA (12/01/2024

 -----------------------------------------------------------------------    *GUIA DA PROGRAMAÇÃO - ESPORTIVA*      _SEXTA-FEIRA (12/01/2024)...

Novo satélite da claro para internet e TV paga entra em órbita ainda esse mês!

 


StarOne D2 é o novo satélite da Claro para TV por assinatura e banda larga; equipamento será lançado pela Arianespace e levará conexão para torres de celular

Um satélite da Claro será lançado no dia 30 de julho de 2021. O StarOne D2 deve substituir o antigo StarOne C2 da Embratel, que era voltado para TV por assinatura com tecnologia DTH. O novo equipamento terá capacidade para transmitir internet e deve auxiliar a expansão da cobertura móvel 4G no Brasil.

O Starone D2 será lançado a partir de uma base terrestre na Guiana Francesa, pela empresa de foguetes Arianespace. O equipamento terá 28 transponders (receptores e transmissores de sinais) na banda C, outros 24 transponders na Banda Ku e mais 20 Gb/s de capacidade na Banda Ka.

StarOne D2 irá auxiliar expansão de 4G e 5G da Claro

Com vida útil para mais de 15 anos, o StarOne D2 irá continuar a operação do antigo StarOne C2, usado pela Claro para o serviço de TV por assinatura com tecnologia DTH. Por conta da maior capacidade de transmissão de dados, o novo equipamento também será aproveitado para levar rede de transporte (backhaul) à antenas de telefonia móvel, além de internet banda larga via satélite para clientes corporativos e governamentais.

A Claro já tem outro satélite em órbita para alimentar torres de celular em locais remotos: trata-se do StarOne D1, que tem cobertura focada em estados do litoral brasileiro e ilumina cerca de 180 antenas de celular. Como aponta o Teletime, o novo StarOne D2 atenderá também as regiões Centro-Oeste e Norte, o que deve expandir a conectividade ao agronegócio.


Além do StarOne D2, a missão da Arianespace também lançará no espaço o satélite europeu Eutelsat Quantum, fabricado pela Airbus e que será operado em parceria com a Agência Espacial Europeia.


Caso não haja mudança nas datas, o envio dos satélites pela Arianespace deverá ocorrer no dia 30 de julho de 2021, entre 18h e 19h30 (horário de Brasília). A empresa transmitirá o lançamento no seu canal do YouTube.

Tecnocast 193 – Uma constelação de internet

A internet via satélite vem passando por grandes transformações. Mas, apesar dos avanços, essa tecnologia ainda não é para todos. Você provavelmente não vai trocar a sua fibra ótica por uma conexão via satélite num futuro próximo.


Créditos: Tecnoblog




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.